O que é Jornada de Compra e Funil de vendas

A jornada de compra envolve entender a evolução do persona. Começando pela descoberta do problema, seguido do reconhecimento da necessidade, consideração das soluções e, finalmente, a decisão de compra. Ofereça conteúdos relevantes em cada etapa, como blogs, webinars e comparações para converter o cliente.

Vinicius Dias

3/4/20252 min read

Fala, pessoal! Vamos agora jogar o persona na jornada de compra! 😎

Como falamos antes, é essencial ajustar a estratégia de conteúdo às necessidades e desejos dos nossos prospects, né? Agora, é hora de colocar esse perfil na jornada de compra, que começa com a aprendizagem e descoberta. Vamos entender como isso funciona na prática!

🧠 Aprendizagem e Descoberta:

Aqui, o persona ainda não sabe que tem um problema ou necessidade. O objetivo da empresa é capturar a atenção dele para fazê-lo perceber a falta ou oportunidade de negócio que ele tem.

Exemplo: O Rosbaldo, dono de um pequeno mercado, precisa renovar o estoque frequentemente, mas não sabe como organizar isso de forma eficiente. Se sua empresa oferece um software de controle de estoque, seria perfeito apresentar conteúdos como: "Dicas de como organizar o estoque de sua empresa". Isso chama sua atenção!

🔍 Reconhecimento do Problema:

Aqui, o Rosbaldo já começa a perceber que tem um problema. Ele começa a estudar mais a fundo e buscar soluções para o que ele descobriu. Esse é o momento de gerar a necessidade!

Exemplo: Rosbaldo nota que controlar o estoque é difícil e começa a procurar por soluções. Um post interessante seria: "Como calcular o estoque ideal para sua empresa". Você também pode oferecer webinars ou planilhas-modelo que ajudem na tarefa. Vai gerar muito valor!

⚖️ Consideração da Solução:

Agora que Rosbaldo já mapeou as soluções possíveis, ele começa a avaliá-las. O seu produto ou serviço tem que ser identificado como uma boa solução para ele. É aqui que você cria um senso de urgência para ele avançar no processo e não deixar a solução para depois!

Exemplo: Rosbaldo percebe que calcular o estoque manualmente é complicado e que tem outras tarefas para fazer. Esse é o momento de mostrar que uma solução pronta no mercado pode ajudar. Poste algo como: "Software de controle de estoque para pequenas empresas". Mostre como o seu produto é a melhor escolha.

💸 Decisão de Compra:

Finalmente, depois de analisar todas as opções, Rosbaldo toma sua decisão de compra. Ele escolhe sua empresa, e é nesse momento que você mostra os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes. É hora de convencê-lo de que a sua solução é a melhor!

Exemplo: Rosbaldo pesquisa mais sobre o software da sua empresa e começa a compará-lo com os concorrentes. Um post comparando os benefícios do seu software pode ajudar a convencer ele.

Que tal também oferecer um teste gratuito (trial)? Rosbaldo adora a experiência e, no final, fecha o negócio com você.

Final feliz! 🎉