10 principios para estruturar um e-commerce

Você já parou para pensar nos 10 princípios essenciais para estruturar um e-commerce de sucesso? Esses princípios são fundamentais para garantir que seu negócio online cresça de forma sólida e eficiente. Vamos explorar como aplicá-los para alcançar o sucesso no mundo digital!

Vinicius Dias e Fernando, CEO da Vrum Digital

4/28/20243 min read

🎉 Convidei o Fernando Silva, CEO da agência Vrum Digital, para compartilhar os 10 princípios fundamentais para estruturar um e-commerce de sucesso! 🚀

1️⃣ Ter um Domínio Ter um domínio com o nome exato da sua loja é essencial para o sucesso da sua loja virtual! Isso transmite confiança e facilita o acesso do cliente. Além disso, o nome precisa ser fácil de digitar! Dica: compre seu domínio no site Registro.br: https://registro.br/.

2️⃣ E-mail Profissional Ainda tem gente usando Gmail, Hotmail, e outros e-mails pessoais? ❌ Não caia nessa! Um e-mail profissional é crucial! Exemplo: se sua loja é www.lojadofer.com.br, um e-mail profissional poderia ser contato@lojadofer.com.br. Isso traz credibilidade e mostra profissionalismo. Eu adoro os serviços da UOL Hosts, com planos a partir de R$ 5,99/mês! Não perca tempo, acesse aqui: https://uolhost.uol.com.br/e-mail/.

3️⃣ Formas de Pagamento Não se engane, negocie taxas e nunca mostre preços com juros ocultos! Ofereça, no mínimo, 3x SEM JUROS! Não tente enganar o cliente. E detalhe sempre as opções de pagamento, mostrando claramente a diferença entre pagar à vista (geralmente mais barato) ou parcelado (via boleto ou PIX). Priorize intermediadores com checkout transparente, segurança de chargeback e sistemas anti-fraude! Conheça os parceiros Vindi/Yapay ou Clear Sale para garantir que sua loja esteja segura:
Vindi | Clear Sale.

4️⃣ Frete Sem contrato com os Correios ou transportadoras? Não tem problema! Use HUBs, como o Melhor Envio, que oferece fretes mais baratos e facilita o cálculo e a compra da etiqueta de envio. Aproveite a JadLog também. Dica importante: sempre forneça os dados corretos do produto (peso, altura, largura, comprimento) para evitar surpresas no valor do frete! Para baratear ainda mais, crie Kits/Combos!
Confira o Melhor Envio: https://www.vrumdigital.com.br/parceiro-melhor-envio.

5️⃣ Produto Quando for cadastrar seus produtos, lembre-se: o título precisa ser claro e objetivo (até 70 caracteres). E na descrição, abuse de detalhes! Esclareça dúvidas e objeções que possam surgir. Uma dica: consulte o Mercado Livre para descobrir as dúvidas mais comuns dos clientes e adicione ao seu FAQ! Ah, e as fotos? Nada de qualidade baixa! Use imagens em alta resolução (mínimo 1000px) e com máximo de 300KB de tamanho para garantir que seu site carregue rápido. Se puder, siga um padrão de fotos "still" (fundo branco). Quer saber como cadastrar produtos corretamente? Eu ensino tudo no meu curso GRATUITO: Clique aqui para acessar!.

6️⃣ Layout O layout do seu site também faz toda a diferença! Dependendo do quanto você pretende investir no seu negócio e da plataforma escolhida, lembre-se: alguns templates mais bonitos são pagos. Caso opte por isso, compre um tema ou contrate um desenvolvedor para garantir que seu site tenha uma aparência profissional e moderna.

7️⃣ SEO – Otimização para Mecanismos de Busca Você sabia que o SEO é a chave para aumentar a visibilidade da sua loja? 🔍 Invista tempo para otimizar seu site e produtos para o Google! Use palavras-chave relevantes, crie descrições atrativas e otimize as imagens. Lembre-se: quanto mais otimizado for seu site, mais fácil será para seus clientes te encontrarem. Dica de ouro: sempre que possível, invista em conteúdo de qualidade (blogs, vídeos, tutoriais) que agreguem valor à experiência de compra.

8️⃣ Marketing de Mídias Sociais As redes sociais são poderosas aliadas para alavancar as vendas. 💥 Esteja presente onde seu público está! O Instagram, Facebook, TikTok, entre outros, são ótimas plataformas para criar campanhas criativas, engajar com seu público e divulgar promoções. Dica: não venda, conecte-se! Crie conteúdo que fale diretamente com as necessidades e desejos do seu cliente. Com campanhas de ads bem segmentadas, você alcança um público certeiro!

9️⃣ Atendimento ao Cliente O atendimento ao cliente é tudo! 🚀 Não subestime a importância de um bom suporte. Seja rápido, educado e eficaz nas respostas. Ofereça múltiplos canais de contato, como chat ao vivo, WhatsApp e e-mail. A confiança que você transmite no atendimento fará toda a diferença na experiência de compra. Clientes satisfeitos são os melhores embaixadores da sua marca, e sempre voltarão! 💬👥

🔟 Análise de Dados ePerformance. Acompanhe os resultados do seu e-commerce de perto! 📊 Use ferramentas como o Google Analytics para monitorar o tráfego, conversões, comportamento do cliente e muito mais. Esse acompanhamento constante é crucial para saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Lembre-se: dados são poder! Tomar decisões baseadas em informações reais vai fazer toda a diferença para o crescimento do seu e-commerce.